Você está aqui: Página Inicial / Grade Curricular

Grade Curricular

William Hogarth. 'The Polling' (A Votação), 1755. Da série 'The Humours of an Election'

 

Novas grades do PPGPol 

Válidas a partir dos ingressantes 2017

 

Mestrado (50 créditos/750 horas)

1º Semestre 

2º Semestre

3º Sem.

4º Sem.

Teoria Política

(8 créditos)

Metodologia e Técnicas de Pesquisa

 (8 créditos)

 

 

 

Qualificação

 

Política Brasileira

(8 créditos)

Estudos Dirigidos II **

(6 créditos)

 

Estudos Dirigidos I **

(6 créditos)

Optativa 2 *

(7 créditos)

 

 Optativa 1 *

(7 créditos)

 (*) As disciplinas optativas podem ser cursadas em qualquer semestre, dentro do prazo previsto para integralização dos créditos nesta nova grade (12 meses). Se desejar, o aluno pode fazer as duas em um mesmo semestre.

(**) Estudos dirigidos: disciplina de horário livre em que o aluno desenvolve pesquisa com seu orientador e grupo de pesquisa. 

Observações:

  1. O aluno receberá mais 50 créditos ao defender sua dissertação de mestrado, perfazendo, assim, 100 créditos. O tempo de integralização dos créditos em todas as disciplinas (obrigatórias/optativas) é de 12 meses (primeiro ano do curso).
  2. O prazo para o Exame de Qualificação é de 15 meses (final do terceiro semestre do curso), contados a partir da matrícula. Para marcar o Exame de Qualificação, o aluno deve apresentar um certificado de proficiência em inglês.
  3. O prazo para a defesa da dissertação é de 24 meses.  
  4. Cada crédito corresponde a 15 horas/atividades. 

 

Doutorado (80 créditos/1200 horas)

1º Semestre

2º Semestre

Entre 1º e 4º Semestres*

 

Seminário avançado de Teoria Política (8 créditos)

Estudos Dirigidos** 

(6 créditos)

 

Metodologia e Técnicas de Pesquisa

(8 créditos)

Optativa 1

(7 créditos)

 

Optativa 2

(7 créditos)

As disciplinas optativas poderão ser cursadas pelo aluno em qualquer semestre dentro do prazo regimental de integralização (24 meses).

** Estudos dirigidos: disciplina de horário livre em que o aluno desenvolve pesquisa com seu orientador e grupo de pesquisa.

  1. Os alunos de doutorado que possuem título de mestre em uma área que não seja a Ciência Política deverão cursar duas disciplinas adicionais, para complementação de sua formação: Teoria Política e Política Brasileira (obrigatórias do mestrado/PPGPol). 
  2. Para o Doutorado serão exigidos 80 (oitenta) créditos em disciplinas, podendo-se reduzir esta carga obtendo equivalência das disciplinas cursadas no Mestrado, até o máximo de 50 (cinqüenta) créditos. Obtida a equivalência, deverá cursar ainda 3 disciplinas obrigatórias e específicas para o Doutorado (Seminário Avançado de Teoria Política, Estudos Dirigidos e Metodologia) e 2 disciplinas optativas. A integralização dos créditos em disciplinas deve ocorrer em até 24 meses. A tese corresponde a 120 créditos, totalizando os 200 créditos necessários para obtenção do título de Doutor em Ciência Política.
  3. O exame de qualificação deverá ser realizado em até 24 meses. Para marcar o exame, o aluno deve apresentar os certificados de proficiência em duas línguas estrangeiras (inglês obrigatoriamente; uma segunda língua estipulada no edital de seleção).
  4. O prazo para a defesa da tese é de 48 meses.
  5. Cada créditos corresponde a 15 horas/atividades. 

 

 

Grades anteriores do PPGPol

Válidas até ingressantes 2016

 

Mestrado (50 créditos/750 horas)

1º Semestre

2º Semestre

3º Semestre

Teoria Política I
(6 créditos)
Teoria Política II
 (6 créditos)
Eletiva 2 *
(4 créditos)
Política Brasileira
 (6 créditos)
Seminário de Dissertação (8 créditos)

 Estudos Dirigidos II   (6 créditos)**

Metodologia e Técnicas de Pesquisa (6 créditos)
Eletiva 1 *
(4 créditos)
Estudos Dirigidos I (6 créditos)**

(*) As disciplinas eletivas podem ser cursadas em qualquer semestre, dentro do prazo previsto para integralização dos créditos (18 meses).

(**) Estudos dirigidos é uma disciplina de horário livre em que o aluno desenvolve pesquisa com seu orientador e grupo de pesquisa. Estudos dirigidos I tem como objetivo elaboração do projeto de pesquisa a ser discutido posteriormente na disciplina Seminário de Dissertação. Estudos dirigidos II tem como objetivo a preparação do aluno para qualificação e defesa.

Observações:

  1. O aluno receberá mais 50 créditos ao defender sua dissertação de mestrado, perfazendo, assim, 100 créditos. O tempo de integralização dos créditos em disciplinas é de 18 meses, bem como o exame de qualificação. O prazo para a defesa da dissertação é de 24 meses.  
  2. Cada crédito corresponde a 15 horas/atividades. 

 

Doutorado (80 créditos/1200 horas) 

1º Semestre

2º Semestre

Entre 1º e 4º Semestres*

Seminário avançado de

Teoria Política 

(6 créditos)

Estudos Dirigidos 

(6 créditos)

 

Seminário de Tese

(10 créditos)

Eletiva 1

(4 créditos)

 

Eletiva 2

(4 créditos)

 

 

 

 

 

 

 

 

As disciplinas eletivas poderão ser cursadas pelo aluno em qualquer semestre dentro do prazo regimental de integralização dos créditos em disciplinas (24 meses).

Observações: 

  1. Para o Doutorado serão exigidos 80 (oitenta) créditos em disciplinas, podendo-se reduzir esta carga obtendo equivalência das disciplinas cursadas no Mestrado, até o máximo de 50 (cinqüenta) créditos. Obtida a equivalência, deverá cursar ainda 3 disciplinas obrigatórias e específicas para o Doutorado (Seminário Avançado de Teoria Política, Estudos Dirigidos e Seminário de Tese) e 2 disciplinas eletivas. A integralização dos créditos em disciplinas deve ocorrer em até 24 meses. A tese corresponde a 120 créditos, totalizando os 200 créditos necessários para obtenção do título de Doutor em Ciência Política. O exame de qualificação deverá ser realizado em até 24 meses, com o aluno tendo sido aprovado no Exame de Proficiência na segunda língua. O prazo para a defesa da tese é de 48 meses.
  2. Cada créditos corresponde a 15 horas/atividades.