Você está aqui: Página Inicial / Linhas de Pesquisa / Políticas Públicas e Cidadania

Políticas Públicas e Cidadania

A linha se propõe a analisar os processos, interesses, atores e instituições envolvidos nas etapas das políticas públicas. Interessa saber como certas demandas entram ou não na agenda pública, quais os atores envolvidos, e os resultados dos processos de negociação que conformam os processos decisórios, como se dão as relações intergovernamentais, bem como quais são as normas e práticas, que caracterizam a implementação das políticas públicas, conferindo-lhe efetividade. Espera-se também que a linha possa fornecer uma contribuição sobre a problemática da cidadania e da participação pública, de modo a se compreender melhor como aqueles a que se destinam as políticas são por elas contemplados e as concebem.

Docentes desta linha:

  • Ana Claudia N. Capella (Reforma do Estado, mudança institucional, reforma administrativa, formulação de políticas públicas, teoria da escolha racional e teoria política)
  • Carolina Raquel Duarte de Mello Justo (Políticas públicas e sociais com destaque para políticas de transferência de renda; cidadania, democracia, cultura e participação política; trabalho e sindicalismo) 
  • Marcelo Coutinho Vargas (Gestão e regulação de serviços de utilidade pública, políticas de saneamento e recursos hídricos, conservação e valorização da biodiversidade)
  • Thales Haddad Novaes de Andrade (Políticas Públicas, Governança, Ciência, Tecnologia e Inovação, Meio Ambiente)