Você está aqui: Página Inicial / Ciclo Machiavellicas

Ciclo Machiavellicas

Ciclo Machiavellicas

Desde 2010 o Programa organiza regularmente as Machiavellicas - Seminários do PPGPol, em que são convidados pesquisadores internos e externos à UFSCar. As Machiavellicas são oferecidas para toda a comunidade e representam um espaço de discussão de temas contemporâneos da Ciência Política.

Não é necessário se inscrever antes.

Para as palestras dos anos anteriores, consulte o final da página

 

MACHIAVELLICAS 2017

O BRASIL NO NORTE DA AMÉRICA DO SUL: limites, ausências e potencialidades

Prof. Dr. Paulo Gustavo Correa - UNIFAP

Mestre e Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pesquisador visitante na Universidade de Waikato, Nova Zelândia (2012) e Professor Visitante na University of West Indies, Trinidad e Tobago (2017). Possui curso de aperfeiçoamento pela National Defense University (EUA) na área de segurança e defesa: "Strategy and Defense Policy" (2008) e "Strategy and International Security Course" (2011). Pesquisador do Observatório das Fronteiras do Platô das Guianas (OBFRON). Professor de Segurança Internacional e Política Externa Brasileira no curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Amapá. Professor efetivo do Mestrado em Estudos de Fronteira (PPGEF) na Universidade Federal do Amapá. Professor colaborador do Mestrado em Desenvolvimento Regional da Amazônia (PPG-DRA) da Universidade Federal de Roraima.

 

A palestra tem como objetivo discutir o papel do Brasil no norte da América do Sul, mais especificamente na região das Guianas. Nas últimas duas últimas décadas, a Política Externa Brasileira (PEB) fortaleceu suas relações no entorno geográfico do país a partir de diferentes estratégias. Entretanto, a Guiana Francesa (França), Suriname e Guyana estiveram negligenciados nas ações internacionais nessa região, a despeito das potencialidades comerciais, de pesquisa e desenvolvimento da chamada "Amazônia Caribenha". Será apresentada a Região das Guianas, em seguida, um panorama da  PEB para a região em questão no passado recente e será abordada a presença brasileira nesses territórios. Finalmente, serão abordadas as potencialidades e possibilidades a partir de uma maior incursão diplomática e paradiplomática nas Guianas.

 Data: 21 de junho de 2017, às 15h

Local: Auditório do DCSo

Profa. Dra. Gabriela Tarouco
Universidade Federal de Pernambuco
 
Como a gestão do processo eleitoral afeta a qualidade das eleições? Esta questão será discutida à luz da literatura sobre integridade eleitoral e das teorias sobre modelos de governança eleitoral, a partir da análise das eleições legislativas na América Latina após a redemocratização. O argumento é de que a participação dos partidos políticos na gestão das eleições aumenta a vulnerabilidade a fraudes e manipulações, reduzindo a confiança dos atores políticos na lisura da competição. Na apresentação serão mostrados os resultados parciais já encontrados e os desafios da agenda de pesquisa em andamento.
Quando: 05 de abril de 2017 - 10hs
Onde: Auditório do LIDEPS

 

 

 

AULA INAUGURAL PPGPol 2017