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Auxílios Financeiros: eventos e publicações

 
AUXÍLIO PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS (DOCENTES/DISCENTES)

Como forma de incentivar a produção bibliográfica, aumentar o impacto na área e promover a internacionalização do Programa, há uma linha de apoio financeiro para a publicação de artigos em inglês, que custeia parte dos custos de tradução (português-inglês) ou revisão (inglês) de artigos que tenham como autor ou coautor docentes ou discentes do PPGPol. Devido à escassez de recursos, não há um valor fixo para cada manuscrito; tampouco é possível cobrir todos os custos, mas apenas parte deles. Cada caso será avaliado pela CPG de modo ad hoc, considerando a disponibilidade orçamentária do Programa, o impacto da revista, os autores e coautores, e o fato de ser revisão ou tradução. Artigos em coautoria entre dois ou mais membros do programa tendem a receber mais recursos.

Para receber o apoio, dois requisitos indispensáveis devem ser cumpridos:

 - O periódico deve ser classificado como B1 ou superior no Qualis da área de Ciência Política. Consulte o Qualis mais recente aqui.

- O manuscrito já deve ter recebido a carta de aprovação (ou convite) para publicação no periódico.

 Além da opção de já submeter o artigo em inglês (quando o PPGPol poderia auxiliar com custos de revisão, após a aprovação), existe a possibilidade de submissão de artigos em português em algumas revistas, com a tradução sendo feita após peer review e aprovação (com o PPGPol podendo arcar com parte desses custos de tradução). Em particular, essa é a tendência em periódicos sobre a América Latina, por exemplo, visando incentivar a submissão de artigos por pesquisadores do continente. Algumas das revistas que aceitam essa sistemática de submissão em português são:

Latin American Research ReviewJournal of Latin American StudiesLatin American PerspectivesBulletin of Latin American ResearchBrazilian Political Science Review.

Para pleitear o auxílio, o docente/discente deve encaminhar à CPG, através da secretaria do PPGPol: 1) e-mail/carta de aprovação definitiva pela revista; 2) artigo na íntegra, no estado em que se encontra; 3) orçamento, recibo ou nota fiscal referente à tradução ou revisão. Caso o financiamento seja concedido, o docente/discente deverá entregar à secretaria do PPGPol os comprovantes de execução do serviço, sob pena de devolução dos recursos.

Todos os casos omissos serão dirimidos pela CPG.

Trabalhos em congressos não são financiáveis por essa linha de apoio. Vale lembrar, no entanto, que os discentes contam com auxílio financeiro para participação em eventos. 

AUXÍLIO PARA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS (DISCENTES)
  • Auxílio para Participação de discentes em eventos (auxílio-participação) que compreende um valor determinado pelo PPGPol, dentro de suas condições, que cubra gastos como transporte, taxas de inscrições, alimentação e demais despesas, respeitando as alíneas estabelecidas para verbas PROAP.
  • Os auxílios serão concedidos dentro das disponibilidades orçamentárias do PPGPol.
  • Os trabalhos devem ter alunos do PPGPol como autores ou co-autores. 
  • Somente os eventos especificados nas normas abaixo (ver documento) podem ser objeto do pedido de auxílio.
  • Não serão concedidos auxílios-participação em eventos sem apresentação ou publicação de trabalhos.
  • O aluno deve entregar a solicitação de auxílio para os eventos com antecedência mínima de 60 dias (preferencialmente assim que receber o aceite do trabalho no evento). Pedidos de auxílio que forem entregues após a data do evento não serão atendidos.
  • Download das regras para 2016-17

 

Procedimentos para solicitação do auxílio para eventos

O aluno deve entregar na secretaria do PPGPol:

- Formulário de solicitação do auxílio. Clique aqui

- Carta (ou e-mail) de aceite do trabalho do aluno no evento; 

- Recibo do pagamento de inscrição;

- Resumo do trabalho do aluno;

- Folder do evento, e/ou cópia da página do evento na Internet, com informações sobre local e data;

# Após o evento: o aluno deve entregar o certificado de participação no evento, sob pena de devolução dos recursos recebidos.

- ATENÇÃO: o aluno deve informar o número da conta corrente e do banco no formulário; não é permitido conta poupança ou conta em que o titular não seja o próprio aluno.