Você está aqui: Página Inicial / Menu Alunos / Qualificação e Defesa

Qualificação e Defesa

William Hogarth. 'Canvassing for Votes' ('Fazendo campanha', numa tradução livre), 1755. Da série 'The Humours of an Election'. (Reparem que os militantes whig e tory tentam comprar o voto do indivíduo).

Prazo para cumprimento de créditos em disciplinas no mestrado e doutorado

O prazo para alunos de mestrado concluírem os créditos em disciplinas é de até 12 meses, a contar da data da matrícula. Ou seja: todas as disciplinas precisam ser cursadas no primeiro ano do curso. (Para alunos ingressantes até 2016, vale a regra antiga: prazo de 18 meses). O prazo para alunos de doutorado concluírem os créditos em disciplinas é de até 24 meses, a contar da data da matrícula. Em ambos os casos, o exame de qualificação só pode ocorrer caso o aluno já tenha cumprido todos os créditos em disciplinas. 


Prazo para exame de qualificação e defesa no mestrado

O prazo para alunos de mestrado realizarem exame de qualificação é de no máximo 15 meses, a contar da data da matrícula. Sendo que as matrículas ocorrem em março de cada ano, o aluno deverá qualificar no máximo até o mês de junho do ano seguinte. (Para alunos ingressantes até 2016, vale a regra antiga: prazo de 18 meses). 

O prazo para alunos de mestrado realizarem o exame de defesa é de 24 meses a contar da data da matrícula. 


Prazo para exame de qualificação e defesa no doutorado

O prazo para alunos de doutorado realizarem exame de qualificação é de 24 meses, a contar da data da matrícula. Sendo que as matrículas sempre ocorrem em março de cada ano, o aluno deverá qualificar no máximo até o mês de março do segundo ano de vínculo com o programa.

O prazo para alunos de doutorado realizarem o exame de defesa é de 48 meses, a contar da data da matrícula.


PROCEDIMENTOS PARA MARCAR O EXAME DE QUALIFICAÇÃO

Entrar no menu formulários da página do PPGPol e clicar em “solicitação para realização de exame de qualificação”; preencher o formulário, obter a assinatura do orientador e entregar na secretaria do PPGPol com pelo menos duas semanas de antecedência da data da qualificação. Atenção! Não esquecer de colocar os nomes dos suplentes da banca e informar se são necessários equipamentos como projetor (datashow) para a apresentação.


PROCEDIMENTOS PARA MARCAR O EXAME DE DEFESA

Entrar no menu formulários da página do PPGPol e clicar em “solicitação para realização de exame de defesa”; preencher o formulário, obter a assinatura do orientador e entregar na secretaria do PPGPol com um mês de antecedência da data da defesa. Atenção! Não esquecer de colocar os nomes dos suplentes da banca e informar se são necessários equipamentos como projetor (datashow) para a apresentação. 


PROCEDIMENTOS PARA ENVIO DOS EXEMPLARES DE TESE/DISSERTAÇÃO À BANCA PARA DEFESA 

A secretaria do PPGPol faz o envio dos exemplares de dissertação/tese um mês antes da defesa pelo correio. O aluno deve trazer os exemplares devidamente lacrados e endereçados até a secretaria, dentro do prazo.