Notícias

Notícias do site

Ciclo Maquiavéllicas do mês de novembro

O Ciclo Maquiavéllicas do Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos (PPGPol/UFSCar) convida para a palestra de novembro com cientista político prof. Dr. Bruno W. Speck (DCP-USP), sob o título “ QUEM TEM MAIS FORÇA: OS PARTIDOS OU OS CANDIDATOS?", com a moderação da profa. Dra. Maria do Socorro Sousa Braga (UFSCar).

Ciclo Maquiavéllicas - Outubro de 2022

O Ciclo Maquiavéllicas do Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos (PPGPol/UFSCar) convida para a palestra de outubro com a cientista política profa. Dra. Silvana Krause (UFRGS), sob o título “O Brasil que sai das urnas: continuidades e mudanças", e com a coordenação da profa Dra Maria do Socorro Sousa Braga (UFSCar).

Ciclo Maquiavéllicas - Setembro de 2022

O Ciclo Maquiavéllicas do Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos (PPGPol/UFSCar) convida para a palestra de setembro com a cientista política profa. Dra. Teresa Sacchet (UFBA), sob o título “Conquistas e desafios eleitorais de gênero e raça: perspectivas para eleições de 2022, e com a coordenação da profa. Dra. Maria Teresa Miceli Kerbauy.

Ciclo Maquiavéllicas - Agosto de 2022

O Ciclo Maquiavéllicas apresenta a palestra inaugural deste segundo semestre com o prof. Dr Lucio Rennó (IPOL-UnB), sob o título “Bolsonarismo, Conservadorismo e as Eleições de 2022", Este evento ocorrerá na quarta, dia 31 de agosto de 2022, às 10 horas, online por meio do Google Meet

Ex aluna de doutorado do PPGPol/UFSCar, Lis Barreto, ganha o Prêmio Capes de Tese - Edição 2022

No dia 11 de agosto de 2022 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), a lista com os nomes dos premiados do Prêmio Capes de Tese - Edição 2022. A tese de Lis Barreto, ex-discente de doutorado do programa, intitulada “A institucionalização das relações civis-militares no Brasil (1988- 2014): o papel das prerrogativas presidenciais”, venceu o Prêmio Capes de Tese 2022 da área de CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS. A profa. Simone Diniz foi a orientadora deste trabalho. O PPGPol/UFSCar parabeniza a Lis Barreto e a profa. Simone Diniz pelo importante prêmio e contribuição para a área da ciência política.

Maquiavéllicas do mês de Junho

A próxima Maquiavéllicas do mês de Junho terá como tema "Populismo de direita na América Latina e no Mundo", com o Prof. Dr. Anthony Pereira (Kink´s College of London). Será no dia 24/06 às 10 horas.

Chamada de artigos para dossiê Revista Teoria & Pesquisa - UM NOVO NORMAL? FORÇAS ARMADAS E POLÍTICA NO BRASIL - Até 15 de Agosto de 2022.

Chamada de artigos para dossiê Revista Teoria & Pesquisa - UM NOVO NORMAL? FORÇAS ARMADAS E POLÍTICA NO BRASIL - Até 15 de Agosto de 2022. Neste dossiê, serão bem acolhidos trabalhos que tratem das relações civis-militares, se debruçando sobre como construir o controle civil a partir de suas diversas perspectivas teóricas, objetos, análises históricas e abordagens metodológicas. Estimulam-se formulações sobre a profissionalização e educação militar, instituições civis e militares, organização castrense, políticas de defesa, justiça e processos de transição, cultura política militar, padrões eleitorais entre militares e outros tópicos que ressaltem as interações entre o mundo militar e o mundo civil-político.

Novo número da Agenda Política "Política Subnacional: Uma Agenda de Pesquisa Emergente".

A presente edição traz o dossiê intitulado Política Subnacional: uma Agenda de Pesquisa Emergente. O dossiê foi coordenado pelas pesquisadorasThaís Cavalcante Martins, que é doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e atualmente realiza pós-doutorado no Centro de Estudos SoU Ciência da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e Jayane dos Santos Maia, que é vinculada ao German Institute for Global and Area Studies (GIGA -Instituto de Estudos Latino-americanos) e doutoranda em Ciência Política na Universidade de Erfurt (Alemanha).

Acaba de sair novo número da Revista Teoria e Pesquisa

Seguimos na empreitada de reformular e aperfeiçoar o processo editorial da T&P. Ainda há muito a ser feito, mas pouco a pouco estamos alcançando nossos objetivos. Neste número apresentamos cinco artigossobre variados temas, como a utilização do Instagram em campanhas eleitorais; alinhamento entre elites econômicas e políticas; o debate teórico e análise empírica sobre populismo e; por fim uma entrevista realizada com Andréa Gozetto, sobre lobby.

Aula inaugural - Palestra "Interpretações da Independência: ontem e hoje", Prof. Dr. Bernardo Ricupero (DCP-USP)

Aula Inaugural com o Prof. Dr. Bernardo Ricupero (DCP-USP), ministrará a palestra intitulada "Interpretações da Independência: ontem e hoje". Resumo: Pretendo examinar algumas interpretações clássicas da independência brasileira – como as de Oliveira Vianna, Caio Prado Jr., Raymundo Faoro e Florestan Fernandes – e avaliar o significado delas à luz do momento atual. Trata-se, em especial, de apreciar o sentido que essas análises assumem diante de desenvolvimentos recentes, que fazem com que se possa considerar que a nação que se imaginava formar desde a emancipação política perde muito do conteúdo com a qual ela passou ser associada ao longo de quase duzentos anos. Será no dia 18/03/2022 às 10hs, no seguinte link: https://meet.google.com/wqy-bbbu-fpe

Maquiavéllicas do mês de Outubro

O Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos (PPGPol/UFSCar) apresenta a Machiavéllicas do mês de Outubro, com o Prof. Dr. Cloves Luiz Pereira Oliveira da UFBA. Versará sobre "As teorias do comportamento eleitoral e a questão racial", sob a mediação da Profa. Dra Maria Teresa Kerbauy. Será no dia 29 de Outubro de 2021, às 16 horas. Não percam!!

Maquiavéllicas do mês de Setembro

A próxima Maquiavéllicas será no dia 24 de Setembro, às 14 horas. A próxima Maquiavéllicas será sobre Elites, Estado e industrialização: uma análise fuzzyset, com os professores doutores Renato Perissinotto (UFPR) & Wellington Nunes (ILAESP), sob a mediação do prof. Dr. Joelson Gonçalves de Carvalho (UFSCar).

IV Workshop de Metodologia em Ciência Política

O Program de Pós-graduação em Ciência Política da UFSCar inicia o IV Workshop de Metodologia em Ciência Política. O evento ocorre entre os dias 7/07 a 16/07. Inscrições esgotadas. Conferência de abertura e cursos podem ser acessados pelo youtube (https://www.youtube.com/channel/UC1jlpCm3TKX-ma0GNXO_2Jw).

Processo seletivo 2021/2022 PPGPol/UFSCar

O Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos (PPGPol/UFSCar) estará com as inscrições abertas, entre os dias 19/07/2021 e 20/08/2021, para o processo seletivo 2021, com ingresso para o ano de 2022.