Você está aqui: Página Inicial

SOBRE O PPGPOL

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGPol) foi criado em 2007, a partir do desmembramento do antigo Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais. O desmembramento ocorreu em função da aceleração das necessidades e possibilidades de verticalização da pesquisa na grande área das Ciências Sociais e, especificamente no caso da UFSCar, em decorrência aumento do número de docentes e expansão do PROUNI. Essa origem faz com que uma das marcas do Programa seja o encontro entre uma geração multidisciplinar (com sociólogos, historiadores e economistas) e um núcleo duro de cientistas políticos.

De 2007 a 2012, o Programa passou por um processo de amadurecimento, finalizando o primeiro ciclo de defesas de mestrado/doutorado, aumentando o número de produções acadêmicas de docentes e discentes, criando redes de trabalho (nacionais e internacionais) e conquistando seus primeiros convênios e editais.

O quadriênio de 2013/2016, por sua vez, marca o período de consolidação institucional do Programa, caracterizado por uma série de avanços e mudanças:

O resultado das mudanças foi coroado com a nota 5 da avaliação CAPES.

O quadriênio de 2017/2020 tem buscado consolidar as conquistas do quadriênio anterior e levar adiante novas metas estabelecidas: