Bolsas e Auxílios

Relatório de atividade para bolsistas

Relatório de atividade bolsistas.png

Modelo de relatório de atividade para bolsista (mestrado e doutorado)

Auxílios a eventos e traduções

Como forma de incentivar a produção bibliográfica, aumentar o impacto na área e promover a internacionalização do Programa, há uma linha de auxílio financeiro à participação em eventos científicos para discentes e docentes, bem como apoio à publicação de artigos em idioma estrangeiro. Devido à escassez de recursos, não há um valor fixo para os auxílios e nem sempre será possível cobrir todos os custos, mas apenas parte deles. Cada caso será avaliado pela CPG de modo ad hoc, considerando a disponibilidade orçamentária do Programa.

Normas e disponibilidade de bolsas

O PPGPol dispõe de duas modalidades de Bolsas de Estudos: bolsas institucionais e bolsas vinculadas a Projetos de Pesquisa. As bolsas institucionais são fornecidas diretamente ao Programa de Pós-Graduação pelas agências de fomento, como CAPES e CNPq. Já as bolsas de Projetos de Pesquisa são aquelas provenientes de projetos de pesquisas individuais ou coletivos de professores credenciados no Programa, ou seja, dependem da iniciativa de cada professor (ou conjunto de professores) que submetem estes projetos a agências de fomento, tais como CAPES, FINEP, CNPq e, principalmente, FAPESP, numa ação conjunta com o orientando.

As normas completas sobre a concessão das bolsas e sobre requisitos e procedimentos de avaliação dos bolsistas, devem ser consultadas no documento abaixo:

IMPORTANTE: Conforme consta nas regras relativas à concessão de bolsas, destacamos que os ingressantes do doutorado devem, após o prazo máximo de 6 meses da matrícula do curso, encaminhar um projeto para solicitação de bolsa FAPESP. O envio do projeto à FAPESP é requisito para que o aluno obtenha qualquer modalidade de bolsa no Programa.

A lista dos atuais bolsistas do PPGPol – mestrado e doutorado – e dos próximos discentes na lista de espera pode ser consultada nos documentos abaixo: