Ciclo Maquiavéllicas do mês de Abril - palestra intitulada "A americanização da política brasileira e o futuro da extrema direita pós-Bolsonaro", Prof. Dr. Guilherme Casarões (FGV)

O Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos (PPGPol/UFSCar), apresenta o Ciclo Maquiavéllicas do mês de abril com o Prof. Dr. Guilherme Casarões (FGV) que ministrará a palestra intitulada ""A americanização da política brasileira e o futuro da extrema direita pós-Bolsonaro". Será no dia 12/04/2023, às 10 horas, via remota.

O Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos (PPGPol/UFSCar), apresenta o Ciclo Maquiavéllicas do mês de abril com o Prof. Dr. Guilherme Casarões (FGV) que ministrará a palestra intitulada ""A americanização da política brasileira e o futuro da extrema direita pós-Bolsonaro". Será no dia 12/04/2023, às 10 horas, via remota. Link da videochamada: https://meet.google.com/tey-gdcc-bdc.

Resumo: Ainda que não negue os elementos genuinamente nacionais que constituem a extrema direita brasileira, argumento que o bolsonarismo é um movimento transnacional. Na formação de um amálgama radical em torno de Bolsonaro, esse movimento importou as ideias, gramáticas e estratégias de aos menos quatro grupos distintos da direita dos EUA: a alt-right, a direita cristã, os libertários e os armamentistas. Adiante, defendo que a rápida ascensão do bolsonarismo se deve à capacidade de pautar e subverter o debate público nacional em torno de temas morais, num processo de guerra cultural que chamo de "americanização da política brasileira".
Biografia do palestrante:
O professor Guilherme Casarões é doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, mestre em Relações Internacionais pela Universidade Estadual de Campinas (Programa San Tiago Dantas), especialista em História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) nas áreas de Administração Pública, Ciência Política e Relações Internacionais, onde serviu como Vice-Coordenador da Graduação em Administração Pública entre 2017 e 2018. Leciona no Mestrado Profissional em Gestão Internacional (MPGI) da mesma instituição. Foi visiting fellow da Tel Aviv University (2011), da Brandeis University (2015) e da University of Michigan (2019). Possui pesquisas e artigos publicados nas áreas de Política Externa Brasileira, Relações Brasil-Oriente Médio e a ascensão da extrema-direita global. Entre suas publicações mais relevantes estão "Brazilian Foreign Policy under Jair Bolsonaro" (Cambridge Review of International Affairs, 2021) e "The Evolution of Brazilian Foreign Policy Studies: four perspectives" (Routledge Handbook of Brazilian Poiltics, 2018).