Machiavéllica do mês de maio de 2023 - Profa. Dra. Renata Mirandola Bichir (EACH / USP)

O Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos (PPGPol/UFSCar), apresenta o Ciclo Maquiavéllicas do mês de maio com a Profa. Dra. Renata Mirandola Bichir (EACH / USP) que ministrará a palestra intitulada "Governança multinível de políticas públicas", no dia 11 de maio de 2023, às 10h.

Acesso ao link da sala:

Link da videochamada: https://meet.google.com/xwm-fgry-zzz

Resumo: Esta apresentação irá abordar o conceito de governança multinível, considerando suas origens no debate europeu, seu avanço pelo mundo, sua polissemia e os desafios de sua utilização como lente analítica para compreensão das políticas públicas contemporâneas. Estas vão além da definição tradicional de “Estado em ação”, englobando atores governamentais e não governamentais, interesses, ideias e disputas que se desenrolam em múltiplos níveis, desde as arenas globais até os níveis subnacionais, desafiando as fronteiras tradicionais das autoridades decisórias. Em linhas gerais, este conceito ressalta a importância da análise dos padrões de produção de políticas públicas a partir de dois eixos que organizam dimensões distintas das transformações nos processos decisórios. Na dimensão vertical, analisam-se as dinâmicas de interação entre distintos níveis de autoridade, em particular níveis de governo, o que não implica considerar somente de países federativos, apesar de uma forte matriz de discussão originar-se deste debate (Hooghe & Marks, 2003; Tortola, 2017). Na dimensão horizontal, são analisadas as interações entre um número crescente e diversificado de atores estatais e não estatais, não somente em ambientes decisórios formalmente definidos, mas também em contextos informais.

Biografia do palestrante:
Doutora em Ciência Política pelo IESP-UERJ (2011). Entre 2011 e 2013, foi coordenadora geral no Departamento de Avaliação da SAGI/MDS. Entre janeiro e dezembro de 2013 foi bolsista do IPEA. Desde agosto de 2013, é professora nos cursos de graduação e pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas da EACH/USP, e também professora no programa de pós-graduação em Ciência Política do DCP/USP. É pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole (CEM/CEPID-Fapesp) desde 2001 e coordenadora de projeto de pesquisa desde 2014. Suas áreas temáticas de atuação incluem: políticas públicas, pobreza, segregação, políticas sociais, transferência de renda, mecanismos de coordenação federativa, governança multinível, implementação, intersetorialidade e análise de redes sociais.