Machiavellica do mês de novembro - Profa. Dra. Graziella Guiotti Testa - 10/11/2023

O Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos (PPGPol/UFSCar), apresenta o Ciclo Maquiavellicas do mês de novembro com a Profa. Dra. Graziella Guiotti Testa (FGV/EPPG), no dia 10 de novembro, às 10h.

Link da videochamada: https://meet.google.com/xms-uqoy-wvu
Machiavellicas - novembro 2023.jpg

O objetivo desse artigo é verificar se houve modificação qualitativa nos parlamentares eleitos para a Câmara dos Deputados nas primeiras eleições nacionais em que se implementou as mudanças institucionais oriundas da reforma de 2017. O fim das coligações e implementação da cláusula de desempenho tinham como objetivo reduzir o número de Partidos e desincentivar legendas fisiológicas. O mecanismo proposto é semelhante ao utilizado na literatura de economia política sobre democratizações, onde elites só renunciam a seu poder de jure quando há garantia de manutenção de algum poder de fato. Em nosso contexto, parlamentares do chamado "centrão" decidiram apoiar as reformas nas regras para eleições proporcionais pois havia garantia que poderiam manter seu poder de influência dentro do Câmara. Nossa proposta é verificar o impacto das reformas nos parlamentares de comportamento não programático e localista a despeito da legenda, popularmente chamados de centrão. A partir disso, iremos criar um modelo teórico/conceitual dessa categoria e verificar se as reformas foram bem-sucedidas em punir esse comportamento e incentivar parlamentares de comportamento mais ideológico e partidário ou se mais uma vez as elites foram bem-sucedidas em se manter no poder.

Biografia da palestrante:
Graziella Testa é doutora em Ciência Política pela USP e professora da Escola de Políticas Públicas e Governo da Fundação Getulio Vargas. Graduada e mestre em ciência política pela UnB, foi pesquisadora visitante na Universidad Nacional de San Martín e na Universidade de Harvard. É colaboradora da Fundação Konrad Adenauer e integrante do Legis-Ativo, onde também apresenta podcast. É colunista do portal da Revista Problemas Brasileiros e da Agência Estado. Diretora do Observatório das Instituições Democráticas (ObDem) e integrante do INCT Representação e Legitimidade Democrática (ReDem). Pesquisadora na área de política brasileira, com foco em estudos legislativos, partidos políticos e instituições informais.