Machiavellica do mês de outubro - Profa. Dra. Karina L. Pasquariello Mariano - 18/10/2023

O Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos (PPGPol/UFSCar), apresenta o Ciclo Maquiavellicas do mês de outubro com Profa. Dra. Karina L. Pasquariello Mariano (UNESP/UNICAMP/PUC-USP), no dia 18 de outubro, às 10h.

Link da videochamada: https://meet.google.com/nks-jmis-rez

Desde a intensificação das relações internacionais contemporâneas, a diplomacia deixou de ser uma prática exclusiva dos governos nacionais. Atores não-governamentais passaram a se engajar mais em temas de política externa e internacional. Entre esses agentes, destaque tem sido dado aos atores parlamentares, que têm crescentemente se envolvido em assuntos internacionais, levando à emergência da diplomacia parlamentar a escala global. Nesse contexto, este livro pretende dialogar com os estudos de diplomacia parlamentar, levando em consideração a realidade e as práticas encontradas no contexto americano. As contribuições organizadas por esta publicação objetivam não somente avançar nas definições conceituais do termo diplomacia parlamentar, mas também identificar experiências importantes nas Américas, a partir de casos nacionais e regionais.

Biografia da palestrante:

Professora Titular da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Campus Araraquara e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP). Coordena o Grupo de Estudos Interdisciplinares em Cultura e Desenvolvimento (GEICD) e o Módulo Jean Monnet -UNESP. Participa como pesquisadora associada do Observatório de Regionalismo (ODR), da rede Development, International Politics and Peace (DIPP) financiada pelo projeto CAPES Print da UNESP, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU) e do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1992), mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1996) e doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2001). É bolsista Produtividade do CNPq desde 2013. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Integração Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Mercosul, teorias de integração, União Europeia, relações internacionais, sindicatos, parlamentos regionais e democracia.