Maquiavellica do mês de junho com a Profa. Dra. Olívia Cristina Perez (UFPI) - 12/06/2024

O Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos (PPGPol/UFSCar), apresenta o Ciclo Maquiavellicas do mês de junho com o Profa. Dra. Olívia Cristina Perez (UFPI), no dia 12 de junho de 2024, às 10h.

Link da videochamada: https://meet.google.com/ano-ovnw-hzy

Machiavellicas Junho/2024

A apresentação reúne dados e análises derivados de um acúmulo de pesquisas documentais e empíricas sobre a relação das juventudes com a política e suas formas de participação. Em um primeiro momento será enfatizado a importância das juventudes na disputa eleitoral. Desmistificando certa homogeneização nas interpretações sobre as juventudes, serão apresentados dados que demonstram equilíbrio na distribuição de jovens à esquerda e à direita, bem como o perfil desses jovens, considerando gênero, raça e classe social. A apresentação trará explicações sobre os dados, tanto em relação ao desinteresse dos jovens pela política institucional quanto em relação aos seus posicionamentos mais à direita. Por fim, serão abordadas experiências que comprovam a intensa relação do jovem com a política. Terminamos apresentando alguns ensinamentos dos jovens em relação ao aprimoramento da democracia. Em síntese, eles vêm ensinando sobre a importância da inclusão das diversidades nas decisões coletivas - o que chamamos de democratização das instituições.

Biografia:

Doutora em Ciência Política e mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Tem estágio pós-doutoral no Programa de Investigación en Ciencias Sociales, Niñez y Juventud (CLACSO/CINDE). É Professora Adjunta na Universidade Federal do Piauí (UFPI) vinculada aos cursos de bacharelado e mestrado em Ciência Política e ao programa de pós-graduação (mestrado e doutorado) em Políticas Públicas. Faz parte do GT Infâncias e Juventudes da Clacso e coordena o Comitê de Pesquisa em Movimentos Sociais da Sociedade Brasileira de Sociologia. É representante do Piauí junto à SBPC. Sua área de pesquisa engloba temas como coletivos, participação social, movimentos sociais, feminismos e juventudes em perspectiva comparada com outros países da América Latina. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.