Machiavellica do mês de abril com o Prof. Dr. Vitor Peixoto (UENF) - 24/04/2024

O Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos (PPGPol/UFSCar), apresenta o Ciclo Maquiavellicas do mês de abril com o Prof. Dr. Vitor Peixoto (UENF), no dia 24 de abril de 2024, às 10h.

Link da videochamada: https://meet.google.com/rsa-ufsm-zyz

Machiavellicas ABRIL/2024

Uma das principais questões analíticas que orienta esta pesquisa se refere aos padrões estratégicos dos atores políticos municipais em distintos contextos de abundância e crise orçamentária. Os ciclos das receitas dos royalties do petróleo apresentam uma oportunidade metodológica para se testar efeitos de choques exógenos sobre a reeleição de prefeitos. O objetivo, portanto, é avaliar as vantagens e desvantagens eleitorais em momentos de bonança e de graves restrições orçamentárias no poder local. Utiliza-se análises descritivas e modelos logísticos para testar efeitos dos recursos dos royalties sobre as chances de reeleição dos prefeitos em municípios petro rentistas entre os anos de 2008 a 2020.

Biografia do palestrante:

Victor possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), mestrado e doutorado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Atualmente é professor associado da UENF onde é membro permanente do Programa de Pós-graduação em Sociologia Política, um dos coordenadores da Área Temática sobre "Eleições e Representação Política" da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) e tesoureiro da Associação Latina Americana de Ciência Política (ALACIP). Autor do livro "Eleições e Financiamento de Campanhas no Brasil" (2016).