Maquiavellica do mês de maio com o Prof. Dr. Vinícius Silva Alves (pós-doc UFSCar/FAPESP) - 22/05/2024

O Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos (PPGPol/UFSCar), apresenta o Ciclo Maquiavellicas do mês de maio com o Prof. Dr. Vinícius Silva Alves (pós-doc UFSCar/FAPESP), no dia 22 de maio de 2024, às 10h.

Link da videochamada: https://meet.google.com/arz-qbbg-ukx

Machiavellicas Maio/2024

Resumo:

O que motiva o engajamento partidário em um cenário marcado pelo desgaste da imagem dos partidos políticos? Neste projeto, identificamos uma dimensão de natureza negativa que atua como vetor relevante para a compreensão do engajamento partidário em sistemas políticos contemporâneos, marcados pelo aprofundamento do descrédito dessas organizações junto à sociedade. Com dados observacionais e experimentais,  coletados por meio de um survey nacional inédito aplicado a membros de 32 partidos políticos brasileiros, investigamos como incentivos reconhecidos pela literatura condicionam a participação de filiados e dirigentes. Os principais resultados evidenciam que o ódio a um partido opera como um influente catalisador do ativismo partidário, chamando atenção para os atuais desafios enfrentados por democracias que experimentaram a ascensão da extrema direita.