Internacionalização

O Programa tem buscado ampliar sua rede de cooperação internacional, aprofundando e fortalecendo a vertente da internacionalização.

Os mais de 200 acordos de cooperações internacionais já firmados pela UFSCar com inúmeras instituições estrangeiras contribuem para facilitar as colaborações internacionais. O PPGPOL, através de seus docentes e alunos, dispõe de uma vasta rede de colaboração com renomadas Universidades / Instituições de Pesquisa do exterior.

Além disso, o PPGPOL conta com o apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), que também permite aos docentes e discentes pleitearem bolsas de estudos para realização de trabalhos no exterior. Destacamos que um dos pontos fortes do PPGPol é o envio regular de discentes ao exterior na modalidade de doutorado sanduíche. Com auxílio da CAPES e, principalmente, FAPESP, boa parte dos doutorandos têm a oportunidade de estudar nas Universidades mais renomadas do mundo, tendo contato com pesquisas de ponta na área de Ciência Política. Dos 22 discentes que concluíram o doutorado entre 2017, 2018 e 2019, 12 realizaram doutorado sanduíche no exterior, mais de 50%.

O PPGPol participa do Programa Institucional de Internacionalização da CAPES (CAPES PrInt), que tem como objetivo investir na internacionalização da formação de recursos humanos e da pesquisa brasileira através da seleção de projetos institucionais.

A participação no CAPES PrInt dá aos alunos e docentes do PPGPol a oportunidade de concorrer todos os anos em editais para: