Linhas de Pesquisa

A área de concentração do programa oferece aos alunos uma formação orientada para três domínios fundamentais no campo da Ciência Política: teoria, instituições e comportamento político. Todas essas dimensões estão contempladas nas linhas de pesquisa oferecidas pelos Docentes do Programa. A partir de janeiro de 2016, o PPGPol passou a se organizar ao redor de 2 linhas de pesquisa, estruturadas a partir da expertise dos docentes e de seus projetos e redes de pesquisa. São elas:

1. Instituições, Organizações e Comportamento Político. Abrange pesquisas voltadas ao estudo da formação, desenvolvimento, e mudanças do desenho institucional do sistema político, em especial, do sistema político brasileiro em seus diversos períodos históricos; as instituições políticas como arenas e atores centrais do funcionamento da democracia, com destaque para os partidos e os sistemas partidários; e as organizações empresariais e as formas de regulação dos mercados. A temática eleitoral é abordada sobretudo em relação ao comportamento político-estratégico dos atores nas distintas esferas em que se desenvolvem as disputas políticas. Dentre os temas estudados destacam-se: a relação entre regimes políticos; sistemas de governo; relações entre os poderes executivo, legislativo e judiciário; mecanismos de accountability; agenda governamental, processos decisórios que envolvem as instituições políticas e outros atores coletivos; legado democrático; sistemas de crenças; análise comparada de arranjos institucionais variados; o comportamento dos agentes econômicos; a trajetória de instituições financeiras. Por fim, integram esta linha os estudos sobre comunicação, campanhas, agenda setting, cobertura da mídia, bem como opinião pública e cultura política.

2. Políticas Públicas e Democracia. A linha analisa os processos, interesses, atores e instituições envolvidos nas etapas das políticas públicas. Interessa saber como certas demandas entram ou não na agenda pública, quais os atores envolvidos, e os resultados dos processos de negociação que conformam os processos decisórios, como se dão as relações intergovernamentais, bem como quais são as normas e práticas, que caracterizam a implementação das políticas públicas, conferindo-lhe efetividade. Espera-se também que a linha possa fornecer uma contribuição sobre o complexo teórico da Ciência Política e escolas do pensamento político clássico, mudanças paradigmáticas e conceituais em temas como sociedade civil, representação e identidades, democracia, republicanismo e problemas epistemológicos do campo político.