Projetos de extensão e atividades extracurriculares

Além das ACIEPEs, o corpo docente do PPGPol tem atuação em Projetos de Extensão dos mais diferentes objetivos, mas sempre de forma a interagir e dialogar com a comunidade externa à Universidade, identificando problemas e demandas, bem como avançando na construção do conhecimento para suas possíveis soluções e melhorias. Destacamos aqui aquelas realizadas durante o atual quadriênio, de 2017 até 2019:

“Pesquisa Perfil Institucional da Assistência Estudantil - Observatório FONAPRACE”, coordenado pela Profa. Dra. Vera Alves Cepêda. Esta proposta tem como finalizar o tratamento da II Pesquisa Nacional do Perfil das Instituições Federais do Ensino Superior para a Assistência Estudantil – um mapeamento de capacidades e instrumentos (Coleta 2016), desenvolvida em parceria com o Fórum Nacional de Pró-reitores da Assistência Estudantil (FONAPRACE). Trata-se da realização de atividades de geração de tabelas, gráficos e análises resultantes da Coleta 2016, já realizada, checada e consolidada de Banco de Dados original, bem como da subsequente produção de planilhas de dados.

  • Público-alvo: Todas as UFES (Universidades federais brasileiras) e o Fórum Nacional de Pró-reitores de Assistência Estudantil – FONAPRACE.
  • Período de realização: 05/03/2018 à 05/03/2019.

“Encurtando distâncias: a conexão da produção rural assentada ao consumo consciente em São Carlos II”, coordenado pelo Prof. Dr. Joelson Gonçalves de Carvalho. O objetivo desse projeto é desenvolver atividades de extensão integrando a comunidade acadêmica com organizações sociais, no intuito de construir mecanismos de auxílio de escoamento da produção agrícola do assentamento rural Santa Helena, localizado no município de São Carlos/ SP, a partir do acúmulo gerado pelo Projeto “Encurtando distâncias: a conexão da produção rural assentada ao consumo consciente em São Carlos”. O objetivo específico neste projeto é focar na gestão de mecanismos de comercialização dos produtos agroecológicos produzidos no assentamento utilizando o material gerado no projeto desenvolvido ao longo de 2015.

  • Público-alvo: estão inseridos a comunidade acadêmica da UFSCar (discentes de graduação e pós-graduação, docentes e técnicos) e a comunidade externa, em especial os movimentos sociais, instituições e técnicos ligados à assistência e extensão rural, gestores públicos, organizações não governamentais além das 14 famílias assentadas no PDS e os potenciais consumidores que serão arregimentados durante o projeto.
  • Período de realização: 01/06/2017 à 20/12/2017.

“Projeto Desvendando o Fundo Florestan Fernandes”, coordenado pela Profa. Dra. Vera Alves Cepêda. Este projeto de extensão tem como propósito analisar e organizar parte dos documentos existentes no Fundo Florestan Fernandes (DeCORE/BCo/UFSCar) e que compõem um acervo ainda pouco explorado do fundo, composto por fotos, manuscritos, correspondência, recortes de jornais, entre outros. O objetivo é a partir do contato, avaliação e sistematização desses itens (de forma temática, por modalidade e cronologia) produzir instrumentos de divulgação, circulação e publicização dessa parte do acervo ainda pouco conhecida dos estudiosos e público em geral. Fazem parte dos instrumentos de divulgação previstos pela equipe a realização de mostras e a organização de uma coletânea digitalizada desses documentos, seguindo o critério de sistematização temática, por modalidade e cronológico, para publicação de uma coleção em ebook e de acesso livre. Esta proposta será desenvolvida por uma equipe de pesquisadores ligados à área do pensamento social e político brasileiro (docentes, mestrandos e doutorandos) e equipe do próprio decore/BCo/UFSCar;

  • Público-alvo: Comunidade acadêmica da UFSCar e externa.
  • Período de realização: 01/06/2016 à 15/12/2017

“PONTES - Aproximando a universidade do Ensino Médio”, coordenado pela Profa. Dra. Vera Alves Cepêda. O projeto visa estabelecer uma ponte comunicativa entre alunos do grupo PET/USINA DE REFLEXÃO da UFSCar e os alunos concluinte do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas de periferia ou regiões caracterizadas por vulnerabilidade social. O objetivo é permitir a troca de informações e experiências entre alunos ingressantes por Reserva de Vagas na UFSCar e os atores em situação de acesso às vagas do ensino superior (alunos concluintes do ensino médio) do entorno indicado. Toma-se como ponto de partida que embora a expansão e a democratização do acesso ao ensino superior público seja um fato, os grupos vulneráveis (para quem está política é dirigida) muitas vezes não tem informação clara ou suficiente desse processo, sem compreensão do funcionamento de seus mecanismos de seleção (ENEM, SiSU, cotas, seleções focais), o que acaba provocando seu afastamento dessa alternativa pública;

  • Público-alvo: 1) Alunos dos dois anos finais do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Marivaldo Carlos Degan, no bairro Aracy II, em São Carlos; 2) professores do ensino médio das escolas de realização da proposta; 3) Docentes, discentes e funcionários das escolas que se interessarem por aplicar ou replicar esta proposta;
  • Período de realização: 20/03/2017 à 08/12/2017;

“Pesquisa Perfil Institucional da Assistência Estudantil - Observatório FONAPRACE”, coordenado pela Profa. Dra. Vera Alves Cepêda. Esta proposta tem como meta a construção de uma plataforma virtual de coleta de dados sobre a atuação da Assistência Estudantil praticada nas universidades federais brasileiras nos últimos anos. Nascendo de uma demanda do Fórum Nacional de Pró-reitores da Assistência Estudantil (FONAPRACE) e da PROACE/UFSCar, as metas da Pesquisa Perfil institucional são: a) o mapeamento de variáveis capazes de detectar e qualificar as atividades de assistência estudantil vigentes no cenário nacional das UFES; b) a elaboração de um questionário para coleta de informações prestadas pelas UFES a partir das variáveis selecionadas; c) aplicação do questionário; d) geração de banco de dados com respostas e e) análise dos resultados obtidos;

  • Público-alvo: Todas as UFES (Universidades federais brasileiras) e o Fórum Nacional de Pró-reitores de Assistência Estudantil – FONAPRACE;
  • Período de realização: 24/04/2015 à 30/06/2017.